Nota de Condolências – Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Foi com extrema consternação que a Alumni ’32 recebeu a notícia do falecimento do Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, membro do Conselho Consultivo e Fiscal e associado fundador da entidade. Prestamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos que, mais do que nunca, precisam de conforto e da solidariedade de todos nós neste momento.

O Professor Cancellier foi Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade. Mais tarde, já como Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Universidade, participou da formação, inspirou e auxiliou centenas de alunos a perseguirem suas ambições acadêmicas e profissionais.

Ocupou, ainda, cargos relevantes dentro da estrutura universitária. Foi Chefe do Departamento de Direito, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e, desde o início de 2016, ocupava o cargo máximo de Reitor da Universidade. Em todas essas oportunidades, sempre adotou tom conciliador, ponderado. Sempre ouviu quem desejava se manifestar e abriu as portas para quem se dispunha a ajudar. Sem dúvidas, deixou a sua marca na UFSC. Sua falta jamais deixará de ser sentida.

No que se refere à Alumni ’32, sempre foi um entusiasta do projeto. Quando o grupo idealizador o convidou, como autoridade máxima da UFSC, a participar da criação e compor o Conselho Consultivo e Fiscal da associação, aceitou prontamente, sempre colocando-se à disposição para auxiliar no que fosse necessário. Certamente, a credibilidade que o seu envolvimento proporcionou ao projeto motivou e ainda motivará a aderência de tantas outras pessoas à Associação.

Por fim, não é possível que a ocorrência de um evento traumático como esse não deixe lições, não provoque reflexões. Seria ofensivo à memória do Professor Cancellier se não aprendêssemos algo com o episódio por ele enfrentado. A partir do acontecimento, parece ser essencial nos perguntarmos se não estamos passando por uma crise de humanidade, sobretudo nós, juristas e operadores do Direito. É que muitas vezes nos esquecemos que o Direito, o nosso objeto de estudo e de atuação profissional, é um meio, e não um fim em si mesmo. Não nos damos conta de que a finalidade do Direito, a que, a bem da verdade, justifica a sua existência, é a proteção da humanidade.

Nessa linha, muito se fala que o primeiro passo para a superação de tempos de crise é a união. Se isso é mesmo verdade – e temos a convicção de que é -, que a união seja em torno da ideia de aplicar o Direito com humanidade.

Alumni '32

A Associação dos Egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina, batizada de Alumni ‘32, visa a reunir os egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina, atual Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, e contribuir com o futuro da instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *