Missões da Alumni ’32: Resgate Histórico

Quando a Faculdade instalou sua sede no sobrado da Rua Felipe Schmidt, 2, o desembargador Boiteux mandou colocar vistosa placa, que abrangia as sacadas das salas alugadas, velho escrivão do crime de uma das varas da Capital, – doente, alquebrado, com lamentável restrição visual, pouco saindo de casa -, certa manhã, vindo ao centro urbano, se lhe deparando a referida placa indicativa, comentou em voz alta – dizem uns que pela deficiência de visão, mas eu, que o conheci bem, acredito no permanente exercício da perfídia, que cultivava com zelos de bom jardineiro -, em tom sensacionalista:

– Alfaiataria do Didico! Mas para que deu o Didico: – quase quebrado e montando a alfaiataria no ponto mais caro da cidade!

(BARBOSA, Renato. Cofre aberto… Reminiscências da Faculdade de Direito e outros assuntos. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1982, p. 40).

O excerto acima é uma das muitas histórias da Faculdade desconhecidas da maioria dos seus atuais alunos e egressos mais recentes e que, se não tivesse sido registrada na obra mencionada, provavelmente se perderia no tempo. Uma Faculdade quase centenária, que influenciou de maneira direta e indireta os rumos do Estado de Santa Catarina e formou juristas de grande renome e importância, certamente tem muitas histórias para contar, mas, como as paredes não falam, são aqueles que vivenciaram tais histórias que podem levá-las adiante.

Acima, o diploma entregue aos calouros em 1965; abaixo, o diploma redesenhado de 2010.

Entre 2009 e 2010, tive a oportunidade de fazer parte da Diretoria do Centro Acadêmico XI de Fevereiro, que, em sua sede, dispunha de uma grande quantidade de documentos antigos. Certa vez, pesquisando o acervo histórico do CAXIF, encontramos registros de como eram recepcionados os novos alunos da Faculdade na década de 60, o que nos inspirou a resgatar uma tradição que havia sido perdida: a entrega de diplomas de “calouro burro”, escritos em latim macarrônico, como forma bem-humorada de receber os novos ingressantes do curso de Direito. Retomar essa tradição só nos foi possível porque havia um registro documental, o que sempre me fez imaginar quantas outras já poderiam ter se perdido ao longo dos anos.

Para a comemoração dos 85 anos da Faculdade, o Centro de Ciências Jurídicas lançou uma campanha com um lema que não poderia ser mais verdadeiro: “Fazemos parte dessa história”. E é com base nessa ideia que a Alumni ’32 foi estruturada tendo como um dos seus pilares de sustentação a função de resgate histórico.

Assim, a Diretoria de Resgate Histórico tem como missão resgatar e manter vivas a história e as tradições da Faculdade de Direito de Santa Catarina, registrando-as e levando-as para conhecimento dos alunos atuais e egressos recentes. Por outro lado, tem como função também contar a história recente da Faculdade para os egressos mais antigos, que por ventura tenham se afastado e não tenham acompanhado o seu desenvolvimento nos últimos anos.

Para a consecução de seus objetivos, a Diretoria de Resgate Histórico da Alumni ’32 tem os seguintes projetos:

Projetos a curto prazo:

  • Fragmentos da História da Faculdade

Como os melhores vetores da história da Faculdade são os seus próprios egressos, os Fragmentos nada mais são do que relatos de experiências vividas durante a estadia na instituição, que serão publicados periodicamente no Blog do site da Alumni ’32. É um projeto colaborativo, que aceitará textos de todos os egressos, que podem ser enviados para o e-mail resgatehistorico@alumni32.com.br. Como não poderia deixar de ser, será dada prioridade para os textos de egressos que forem associados da Alumni ’32.

  • Apresentação sobre a história da Faculdade no Evento de Fundação

Entendemos a fundação da Alumni ’32 como um processo, que teve início com a formalização da associação os órgãos competentes e que terá como auge o Evento de Fundação que ocorrerá em novembro de 2017. Para a oportunidade, a Diretoria de Resgate Histórico está preparando uma apresentação sobre a História da Faculdade. Aqueles que tiverem interesse em colaborar com o projeto, podem entrar em contato pelo e-mail resgatehistorico@alumni32.com.br.

Projetos a longo prazo:

  • Livro com mini-biografia de todos os professores efetivos da Faculdade

Idealizado pelo Prof. José Isac Pilati, Vice-Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Presidente do Conselho Consultivo e Fiscal da Alumni ’32, o projeto tem como objetivo produzir um livro contendo uma mini-biografia de todos os professores efetivos que deixaram pela Faculdade. A ideia é que cada professor escreva a sua própria biografia, ou, no caso dos que já são falecidos, que sejam escritas por algum parente. É um projeto que será desenvolvido pelo próprio Centro de Ciências Jurídicas, mas com auxílio e parceria da Alumni ’32, seja na listagem e na busca de contato com os antigos professores ou seus familiares, seja na própria elaboração da obra.

  • Livro com a história da Faculdade

Além do livro a ser produzido em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas, a Alumni ’32 tem também o objetivo de produzir um livro sobre a história da Faculdade de Direito de Santa Catarina, por meio de extensa pesquisa a ser desenvolvida nos próximos anos, para que a obra possa ser lançada no Centenário da Faculdade.

  • Sede Histórica e Museu da Faculdade

O projeto mais ambicioso (e, por isso, o mais distante de ser concretizado) da Diretoria de Resgate Histórico é o de adquirir o prédio da primeira sede da Faculdade, localizado na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, para que sirva de sede para a Alumni ’32. No local, há pretensão de ser instalado também o Museu da Faculdade de Direito de Santa Catarina, para exposição de documentos e objetos que fazem parte da história da instituição.

Fotos atuais da primeira sede da Faculdade de Direito de Santa Catarina

Esses são apenas os primeiros projetos da Diretoria de Resgate Histórico, que conta a com a colaboração de todos os egressos. Se você tem alguma sugestão ou interesse em fazer parte das atividades, entre em contato pelo e-mail resgatehistorico@alumni32.com.br.


Bruno de Oliveira Carreirão

Graduação '12.1 - Diretor de Resgate Histórico da Alumni '32 e Advogado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *