Nota de Condolências – Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Foi com extrema consternação que a Alumni ’32 recebeu a notícia do falecimento do Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, membro do Conselho Consultivo e Fiscal e associado fundador da entidade. Prestamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos que, mais do que nunca, precisam de conforto e da solidariedade de todos nós neste momento.

O Professor Cancellier foi Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade. Mais tarde, já como Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Universidade, participou da formação, inspirou e auxiliou centenas de alunos a perseguirem suas ambições acadêmicas e profissionais.

Ocupou, ainda, cargos relevantes dentro da estrutura universitária. Foi Chefe do Departamento de Direito, Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e, desde o início de 2016, ocupava o cargo máximo de Reitor da Universidade. Em todas essas oportunidades, sempre adotou tom conciliador, ponderado. Sempre ouviu quem desejava se manifestar e abriu as portas para quem se dispunha a ajudar. Sem dúvidas, deixou a sua marca na UFSC. Sua falta jamais deixará de ser sentida.

No que se refere à Alumni ’32, sempre foi um entusiasta do projeto. Quando o grupo idealizador o convidou, como autoridade máxima da UFSC, a participar da criação e compor o Conselho Consultivo e Fiscal da associação, aceitou prontamente, sempre colocando-se à disposição para auxiliar no que fosse necessário. Certamente, a credibilidade que o seu envolvimento proporcionou ao projeto motivou e ainda motivará a aderência de tantas outras pessoas à Associação.

Por fim, não é possível que a ocorrência de um evento traumático como esse não deixe lições, não provoque reflexões. Seria ofensivo à memória do Professor Cancellier se não aprendêssemos algo com o episódio por ele enfrentado. A partir do acontecimento, parece ser essencial nos perguntarmos se não estamos passando por uma crise de humanidade, sobretudo nós, juristas e operadores do Direito. É que muitas vezes nos esquecemos que o Direito, o nosso objeto de estudo e de atuação profissional, é um meio, e não um fim em si mesmo. Não nos damos conta de que a finalidade do Direito, a que, a bem da verdade, justifica a sua existência, é a proteção da humanidade.

Nessa linha, muito se fala que o primeiro passo para a superação de tempos de crise é a união. Se isso é mesmo verdade – e temos a convicção de que é -, que a união seja em torno da ideia de aplicar o Direito com humanidade.

132 Replies to “Nota de Condolências – Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo”

  1. — Джошуа: Усик вміє боксувати, він серйозний претендент // 05/09, 14:46 — Усик “засвітив” своїх спаринг-партнерів (ФОТО) // 05/09, 00:30 — Чемпіон wbo: Усик не зможе домінувати у суперважкій вазі // 03/09, 13:16 Oleksandr Usyk — Anthony Joshua. Boxing Усик – Джошуа: прогноз букмекеров на чемпионский бой — УНИАН

  2. I would like to thank you for the efforts you’ve put in penning this blog.
    I really hope to view the same high-grade content by you
    later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired
    me to get my very own website now 😉 cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap
    flights

  3. Nice blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A theme like yours with a few simple
    adjustements would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design. Thanks a lot

  4. Your style is really unique compared to other people I
    have read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity,
    Guess I’ll just book mark this site.

  5. Hi there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up
    losing months of hard work due to no back up. Do you have any methods to prevent hackers?

  6. For latest news you have to visit world wide web and on internet I found this web
    page as a most excellent site for most up-to-date updates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *