Histórias da Faculdade: A primeira turma mostrava a que veio!

A primeira turma de egressos da Faculdade de Direito de Santa Catarina concluiu a sua graduação em 1937. Na oportunidade, graduaram-se Altamiro Lobo Guimarães, Ari Pereira Oliveira, Aldo Guilhon Gonzaga, Aristeu Rui Gouveia Schiefler, Carlos Büchele, Carlos Francisco Sada, Celso Mafra Caldeira de Andrada, Emanuel da Silva Fontes, José Boabaid, Luiz de Souza, Léo Pereira Oliveia, Mário Mafra, Maurício Moreira da Costa Lima, Nicolau Glavan de Oliveira, Oslim de Souza Costa, Rui Schaefer, Rubens de Arruda Ramos, Wilmar Orlando Dias e Zenon Pereira leite.

Houve, porém, o risco de nem todos os integrantes daquela turma se formarem. Na época, o Conselho Nacional de Educação considerou que haviam alunos matriculados na Faculdade de forma irregular, por não comprovarem terem prestado os exames preparatórios. Na época, a Faculdade ainda buscava reconhecimento pelo Governo Federal e o cancelamento das matrículas de tais alunos foi imposto como condição para tal reconhecimento.

De mãos atadas, a Faculdade determinou o cancelamento das matrículas, apesar do voto contrário do Des. Heráclito Carneiro Ribeiro, que considerava que a condição dos exames preparatórios estava suprida pela sua realização conjunta com o exame vestibular, perante banca de professores da Congregação.

Diante da decisão, já exercitando o conhecimento adquirido nos bancos acadêmicos, os alunos interpuseram recurso ao Ministro da Educação e Saúde Pública. O Prof. Henrique Fontes, então Diretor da Faculdade, viajou ao Rio de Janeiro para acompanhar o caso, por recomendação do Governador do Estado.

O resultado do recurso foi recebido em um telegrama, nos seguintes termos:

Comunico que o Diretor Geral despachou o recurso de Nicolau Glavan de Oliveira, Oslim de Souza Costa, José Boabaid e Maurício da Costa Lima, permitindo continuação seu curso, ficando obrigados a validação.

Com a vitória no recurso, a primeira turma pôde colar grau sem nenhum desfalque. Na ocasião da formatura, o orador escolhido pela turma, Rubens de Arruda Ramos, o mais jovem entre os primeiros egressos, fez menção ao risco de desfalque em seu discurso:

Posto que circunstâncias especiais houvessem desfalcado este ato do merecido ilustre que o seu alto e esplêndido significado cultural exigia, nem por isso fecharam margem a que, como última manifestação nossa sob teto amigo e carinhoso da Faculdade, deixássemos aqui, na sobriedade das palavras que pronuncio, os nossos mais profundos agradecimentos com a certeza da nossa imperecível e intensa saudade. Agradecimentos devidos, e com exuberância de sinceridade, endereçados a todos quantos, sem medirem sacrifícios e nem apreçarem compensações, realizaram com notável dedicação e obstinada perseverança aquele sonho lindo e iluminado que a morte trouxe quando levou a vida de José Boiteux.

A magnífica lição de desprendimento desses homens e boa vontade não se afastará da mente dos que hoje se atiram para o trabalho da vida, satisfeitos e felizes por levarem os seus conhecimentos jurídicos alicerçados por tão vivos e reiterados exemplos de cooperação desambiciosa e de extremado amor à nossa terra.

Saudades! Como ser este o ato que encerra e extingue o nosso labor acadêmico, natural e humano que confessemos a comovida recordação que nos há de acompanhar do lustro que aqui passamos imanados pelos estudos, juntos pelos anseios, abatidos muitas vezes pelo reflexo igual das tristezas, mas rejubilados sempre pela partilha lisa das alegrias.

Os ensinamentos hauridos e o ambiente bom e salutar, de perfeita harmonia e correção entre professores e acadêmicos, facilitar-nos-ão nos atos de hoje para o tempo, o empenho persistente de não desluzirmos o nome deste instituto, e honrarmos a inteireza moral e a ilustração de seu preclaro corpo docente e a fidalga amizade dos colegas que ficam.

Com estas palavras, requeremos confira-nos V. Exa. Sr. Diretor o grau de bacharéis em Direito.

E a partir de então, foi dado início à mais longa tradição de juristas formados em Santa Catarina.

 

Fonte: BARBOSA, Renato. Cofre aberto… Reminiscências da Faculdade de Direito e outros assuntos. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1982.

116 Replies to “Histórias da Faculdade: A primeira turma mostrava a que veio!”

  1. Can I just say what a comfort to uncover an individual who genuinely knows what they are talking about
    on the internet. You certainly know how to bring an issue to light and make it important.
    More people have to read this and understand this side of the story.
    I was surprised that you’re not more popular because
    you definitely possess the gift. quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  2. Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I
    stumbleupon everyday. It will always be exciting to read through articles from other authors and practice something from their web sites.

  3. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added
    I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove people from that service?
    Many thanks!

  4. I believe everything wrote made a great deal of sense. But, what about this?
    what if you were to create a awesome title? I am not saying your information is not good.,
    but what if you added a title that grabbed a person’s attention? I mean Histórias da Faculdade: A primeira turma
    mostrava a que veio! – Alumni '32 is a little plain. You could look at Yahoo’s home page and see how they create article headlines to get
    people to open the links. You might add a video or a related picture or two to get people excited about what you’ve written. In my opinion, it would
    make your blog a little livelier.

  5. I do believe all the ideas you’ve offered for your post.
    They’re really convincing and will definitely work. Still, the posts are very short for novices.
    May you please extend them a bit from next time?

    Thank you for the post.

  6. Hi there! I just want to give you a huge thumbs up for the
    excellent information you’ve got right here on this post.
    I will be coming back to your blog for more soon.

  7. I’ll immediately grab your rss as I can’t find
    your email subscription link or e-newsletter service.

    Do you’ve any? Please permit me know in order that I may just subscribe.
    Thanks.

  8. I am curious to find out what blog platform
    you’re working with? I’m having some minor security problems with my latest site and I’d like to
    find something more safe. Do you have any solutions?

  9. Every weekend i used to pay a visit this site, as i want
    enjoyment, since this this web site conations in fact fastidious
    funny data too.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *